domingo, 28 de dezembro de 2008

Molho Branco Vegan

Esse molho uso pra quase tudo, (que se pode comer, é claro). Serve não só para acompanhar massas, mas também para base de recheios de tortinhas e pastéis. E também para gratinar legumes no forno. Com couve-flor fica ótimo.

Ingredientes:

1 cebola grande picada
Azeite ou óleo para fritar a cebola
3 colheres de sopa de farinha de trigo
1 pacote de creme de cebola
pimenta-do-reino
nóz-moscada
aproximdadamente 700 ml litro de água
1 caixinha de creme de soja da Sollys (Nestlé). Não é Jabá não galera, é pq é o único que eu conheço que não vai essência de baunilha.


Modo de Fazer:

Doure a cebola. Quando estiver dourada, acrescente as três colheres de farinha de trigo. Deixe dourar um pouco. Coloque a água. Acrescente o creme de cebola, a pimenta e a noz-moscada a gosto. Mexa sem parar até ferver. Desligue e acrecente o creme de soja.

Sugestão de uso para gratinados:

Ferva 2 abobrinhas na água e sal por cerca de dois minutos. Espere esfriar. Corte as abobrinhas ao meio. Retire as sementes. Coloque molho branco. Polvilhe castanhas picadas e gratine no forno.

7 comentários:

Dig disse...

Alzira, muito fera seu blog. Adorei. Estarei no Rio para testar estas receitas divinas. Logo, logo!!!!!!!...

Fernanda disse...

Alzira...amei a receita, já vou testar hoje. Depois te conto se deu certo...rsrsr

PS: obrigada por ter vindo e pelos presentes.

Fernando disse...

cozinhar é uma atvidade invejável, bem. uma paciência, um cuidado especial com o fluxo das coisas, uma atenção... tem a coisa do catar feijão, do cabral, uma fase do. e a surpresa: me sinto afagado por haver um link... não sei porque... afinal, meus poemas não são exatamente eu, mas são uma parte considerável. uma atenção. ah, vai sair um livrinho. te chamo pro lançamento. acho que vai ser numa espécie de apartamento mausoléu, em santa teresa. vai sair de copa?

bjbjbj
fernando

Téia disse...

Ô Alzira, cadê você???? Tô esperando atualização do blog, em??? Lembra de mim? Sou amiga da sogrona Bia. Bj grande, lindona. Téia.

Lucas disse...

receita testada e aprovada, obrigado por compartilhar. um abraço. Lucas.

ROBERTA disse...

Olá.
Gostei muito da receita mas, tenho umas dicas que acho serem legais.
1) Diluir o creme de cebola na água (ainda fria) antes de misturar à cebola + farinha.
2) Uma versão mais "light" pode ser feita com a substituição do creme de leite de soja por amido de milho diluído em leite de soja.
Abraços

ROBERTA disse...

Adorei a receita mas, tenho duas sujestões que acho legais:
1) Diluir o creme de cebola na água fria antes de misturar à farinha + cebola refogada.
2) Para fazer uma versão mais "light" e saudável, pode-se substituir o creme de leite de soja por amido de milho diluído em leite de soja (uma colher de chá para cada 200 ml). Falo isso porque muitos desses cremes possuem gordura vegetal hidrogenada.
Abraços